O Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça realiza investigações conceituais e empíricas voltadas à compreensão dos obstáculos ao incremento democrático e das experiências de injustiça que atravessam práticas e instituições sociais.
A realização desse diagnóstico crítico do contemporâneo alicerça um comprometimento teórico e prático com a promoção de uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais libertária, mais inclusiva, mais reflexiva e mais plural.
Premissas

Democracia e justiça como conceitos amplos

Perspectiva não teleológica
Inseparabilidade entre democracia e justiça

Reconhecimento da alteridade como elemento essencial
Não se limitam às suas formas institucionais atuais, embora estas não sejam negadas automaticamente. O foco está na construção de sociedades mais igualitárias e livres, reconhecendo a alteridade.
Justiça e democracia são vistas como processos contínuos, não como destinos fixos — com avanços, retrocessos e sem uma direção predeterminada.
Essas duas noções são estruturalmente articuladas; não é possível compreender ou realizar uma sem a outra.
A diversidade e a diferença são componentes irredutíveis e fundamentais para a construção de uma sociedade justa e democrática.
Compromissos

promoção de sociedades mais justas e democráticas
Compromisso político com a promoção de sociedades mais justas e democráticas. Apoio aos oprimidos, sem defesa cega ou parcial de atores políticos ou práticas que se declaram emancipatórios. O compromisso é com a justiça e a democracia, o que exige crítica permanente.

Produção de conhecimento
Compromisso com a produção de conhecimento a partir de parâmetros justos, horizontais e éticos.

transdisciplinaridade e o pluralismo metodológico
Nosso compromisso é incorporar pesquisadores, literaturas, enfoques, abordagens e técnicas de diversas áreas e naturezas, desde que nos ajudem a pensar as ideias de democracia e de justiça.
Eixos de Interesse
Teorias Democráticas
Teorias da Justiça
Conflitos e lutas sociais
Participação e inovações democráticas
Linguagem, tecnologia e política